Capitães da Areia

Pela primeira vez estou lendo Jorge Amado. E não queria começar com nada que já tivesse visto na TV ou no cinema. Queria realmente conhecer Jorge Amado por sua prosa, não pela visão de um cineasta ou de adaptador de sua obra.

Teria uma identificação maior se iniciasse com o universo feminino de sua obra. Mulheres fortes, tão regionais, tão brasileiras. Dona Flor, Gabriela, Tieta, Teresa, mas por serem tão famosas, escolhi os meninos de rua de Salvador. E estou fascinada com Pedro Bala, Professor, Sem Perna, Gato e todos estes meninos. Diferente de Machado de Assis, que adoro, a leitura é bem mais fácil e atual. Apesar do livro ser de 1937.

Descrição

Capitães da Areia, a história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche em Salvador e clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito.

Desde o seu lançamento, em 1937, CAPITÃES DA AREIA causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu o viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes.

Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e ambições; do líder Pedro Bala ao relogioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente de sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s