A forma de amar – Vênus

FORMAS ELEMENTAIS E RÍTMICAS

Basicamente, podemos dizer que existem quatro formas elementais e três formas rítmicas para Vênus. Multiplicando 4 por 3, temos 12 signos.

As quatro formas elementais são o Fogo, a Terra, o Ar e a Água.

Vênus de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) é um tipo que sente a profunda necessidade de estar sempre apaixonado(a). O amor é uma aventura que demanda sempre novos projetos, viagens, atividades, e o tédio e a rotina são sentidos como uma morte. Para este tipo, amar é viver, e o amor é sentido como algo leve, alegre, em que as liberdades individuais são respeitadas. O perigo, para este tipo, está na dificuldade em aceitar que nem sempre as coisas são tão “animadas” assim. A rotina lhe dói mais do que em outros tipos.

Vênus de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) prima pela sensualidade, pelo apreço de demonstrações físicas de amor. É uma das posições mais sensuais (e sexuais) de Vênus. A Vênus terrestre aprecia todas as coisas boas e carnais que a vida tem a oferecer, e não apenas bom sexo ? boa comida, conforto, etc. Os tipos terrestres correm o risco de eventualmente serem acusados de “mudos”, pois seus afetos são mais internalizados, mas o fato de um afeto tender ao introvertido não significa afeto inexistente.

Vênus de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) é o tipo que mais aprecia a comunicação nos relacionamentos. Amar, para este tipo, não implica apenas em demonstrações físicas de afeto e carinho. É preciso dizer, ouvir. Sendo um tipo social, a Vênus de Ar aprecia situações nas quais possa interagir com tipos variados de pessoas. Tipos assim costumam não ser muito seguros nas relações, demandando sempre demonstrações de segurança.

Por fim, a Vênus de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) perfaz um tipo carinhoso, dedicado, geralmente ciumento e extremamente apegado. O amor é sentido no contexto das relações íntimas, sem interações sociais extremas, ou seja, é o mundo do “eu e você numa ilha deserta”. O lado negativo deste tipo envolve possessividade, ciúme e a ilusão de que um casal se torna a fusão de um ser único.

As três formas rítmicas são a forma Mutável, a forma Cardinal e a forma Fixa. Os tipos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes) são afetivamente mais instáveis e oscilantes. Têm, como qualidade, a capacidade de viver relacionamentos com uma boa dose de flexibilidade. Como defeito, oscilam do quente ao frio às vezes no mesmo dia! Os tipos fixos (Touro, Escorpião, Leão e Aquário) são mais estáveis, firmes, constantes em seus afetos, mas também muito dominadores em seus relacionamentos. E, por fim, os tipos cardinais (Áries, Câncer, Libra, Capricórnio) são os mais voluntariosos ? quando identificam o que querem, vão na direção do objeto amado, com muita tenacidade.

Enfim, como você pôde verificar, o amor está no mapa, mas não necessariamente como o signo do Sol, e sim nas imagens de Vênus, cujo nome vem justamente da deusa romana do amor. Estude o signo de Vênus em seu mapa e tenha mais conhecimento dos seus processos afetivos. Fará uma grande diferença em seu entendimento da sua própria forma de viver as relações.

VÊNUS EM TOURO: Quem possui Vênus neste signo alia o prazer e o conforto ao amor e aos sentimentos. Procura um amor seguro, de longo prazo, que seja aliado a um plano de vida comum. Naturalmente fiel, quem possui Vênus neste signo, além da amabilidade e da sensualidade, expressa seu amor proporcionando conforto e segurança e necessita de demonstrações constantes de fidelidade. Essa necessidade de segurança pode torná-lo excessivamente ciumento e possessivo e por essa razão, quem possui Vênus em Touro costuma controlar cada passo do ser amado, não suportando ‘não saber’ onde o ouro está! Quem possui Vênus em Touro é usualmente bonito, atraente, gosta de se vestir bem, com conforto e luxo. Quem possui essa Vênus aprecia o luxo e pode gastar muito com seus cuidados pessoais, podendo até exceder no luxo para ostentar suas posses. O amor taurino é um amor de Terra, portanto inspirado por Pragma: bem ‘pé no chão’, mas caloroso e sensual.
VÊNUS EM LIBRA: A característica principal das pessoas que possuem Vênus em Libra em seu Mapa é o amor incondicional pelo idílio da maneira mais clássica, como descrita na literatura do século 18! Amante da beleza e de qualquer demonstração artística, possui uma necessidade íntima instintiva que o impulsiona a procurar o par ideal nem que isso resulte numa busca eterna. Capaz de uma sedução sutil e diplomática, atrai aquilo que deseja, sem impor-se ao parceiro que escolheu. O amor deste signo deve ser esteticamente belo, doce e amável, cheio de pequenas atenções com o parceiro. Quem tem Vênus em Libra não gosta de arroubos fogosos ou de sexo sem preliminares mas tem necessidade de vivenciar um amor sofisticado e refinado, e adora receber aquelas atenções românticas que parecem tão fora de moda nos dias atuais. Muitas vezes, porém, cede aos caprichos do seu parceiro somente para não desagradar.

Vênus em Libra

Marcia Mattos em 19.11.2007

Mestra da sedução e da diplomacia, consegue que o outro faça tudo o que você quer. E isso sem bancar a autoritária, pois, se for necessário, reverá os próprios pontos de vista. Como o relacionamento assume importância capital em sua vida, não mede esforços para preservá-lo. Embora deseje reciprocidade na vida a dois, acredita que quem ama releva e ninguém a verá brigando por bobagens. Além de saber se colocar no lugar do outro, a mulher que tem Vênus em Libra se dá bem no papel de musa – e charme para isso não lhe falta. Pode inspirar o homem, despertando nele os melhores sentimentos. Em contrapartida, não suporta turbulência e grosserias – só as atitudes elegantes conseguem emocioná-la. Na cama, costuma ser mais sofisticada do que visceral.PONTO FORTE Você se importa com o bem-estar do outro.DESAFIOSuperar a tendência a ceder por medo de desagradar.

Vênus, a deusa do amor, está associada a tudo o que nos dá prazer, ao que nos é agradável e nos deixam contentes, e ao que amamos e valorizamos. Se amamos a nós mesmos, nos valorizamos. Porém em Libra, Vênus tende a se valorizarsomente quando é valorizada pelos outros. Por isso, tende a valorizar os outros e pode parecer uma pessoa diferente a cada pessoa que encontra, adaptando-se aos outros.

Em Libra, vênus tem amor incondicional e uma forma clássica de amar. Tende a usar de charme para conseguir o que deseja, se torna disposta a negociar, fazer acordos e assumir compromisso com os outros. Apesar de vênus ser o regente do signo de Libra, há um distanciamento afetivo pois evita conflitos e situações desagradáveis, o que pode encobrir questões mais profundas nos relacionamentos. Assim, durante esse período, nos tornamos mais refinados e sociáveis, desejando manter equilíbrio nas relações com os outros.

Vênus em Libra detesta discussões, agressões, grosserias ou qualquer coisa que seja feia e sórdida, porque está predisposta para o amor, a arte e a beleza. Ela aprecia os relacionamentos harmoniosos e faz de tudo para agradar como também espera reciprocidade. Isto significa que não gosta de compartilhar críticas, principalmente quando isso ameaçar sua necessidade de paz e tranquilidade. Este é um posicionamento de seu domínio, que se reflete na boaeducação, na harmonia das formas, na sofisticação e no requinte.

Capaz de uma sedução sutíl e diplomática, tende a atrair o que deseja sem se impor. Vênus em Libra se insinua, dedica atenções através de pequenos gestos delicados e adora receber atenções que pode parecer fora de moda na época atual.Pequenos presentes, bilhetinhos de amor e declarações sutís pode fazê-la ceder aos caprichos de quem ama. Essa vênus é discreta, não gosta de arroubos românticos e nem sexuais. Ela tem necessidade de estar junto de alguém paracompartilhar a vida, mas deseja alguém que seja intelectual, igual e amigo.

Apesar de se comprometer nos relacionamentos, Vênus em Libra exige igualdade, senso de justiça e respeito. Algumas vezes pode parecer dependente e superficial, mas o que acontece é que ela não revela o que quer para não desagradar. Às vezes pode até exagerar para agradar, o que pode ser rejeitado por quem deseja trocas mais explícitas e mais emocionais. Porém Vênus em Libra pode ensinar a arte de partilhar e equilibrar metas pessoais, necessidades e desejos com quem ama, porque ela é justa e tudo deve ser bom para ambas as partes.

Em geral, Vênus em Libra gosta mais do ideal de amor do que a realidade de um relacionamento, o que pode levar à busca do par ideal ou da alma gêmea, mesmo que isso resulte numa eterna busca. Porém o medo das emoções fortes pode limitar a intimidade. Ela é fiel e permanece em um relacionamento apenas enquanto prevalecer os acordos iniciais. Diante de problemas graves, principalmente diante de uma traição, sente-se livre para seguir em frente e nemolha para trás.

A saúde do corpo também é um estado de harmonia e equilíbrio. A cura significa restabelecer harmonia quando há um diagnóstico de tensões, debilidade e desequilíbrio. Vênus em Libra significa harmonia e é favorável para buscarmos aharmonização da mente que se reflete no corpo físico. Embora Vênus seja considerado um planeta benéfico, por estar relacionado à emoções e aos doces, também está associada a patologias, tais como o diabetes e as doenças renais.

Vênus estará em Libra de 15 setembro a 08 outubro 2011 exaltando a moda, a decoração, adornos, artes, aptidões artísticas, música, literatura e o equilíbrio nas relações sociais. As pessoas estarão mais sociáveis, mais cooperativas, mais dispostas a negociar e a conquistar a simpatia dos outros. Com Vênus em Libra, as pessoas tendem a preferir divertimentos e produtos caros, refinados e os encontros sociais. Se torna mais fácil para resolver problemas com diplomacia,além de ser uma boa época para apresentar coisas belas e atraentes para o público, bem como para obter favores e concessões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s